sábado, 6 de novembro de 2010

Apresentação

Este movimento, que não nasceu ligado a nenhum partido político ou instituição, procura representar a indignação da sociedade civil com o governo brasileiro, que acena com a possibilidade de recriar a CPMF.

A carga tributária no Brasil é provavelmente a maior dentre os países emergentes e superior à de muitos países desenvolvidos. Portanto, para estimular o crescimento do país seria natural que procurássemos diminuir taxas, contribuições e impostos, não aumentá-los, além de utilizar melhor o dinheiro arrecadado.

Os argumentos de que a saúde ou a sonegação justificam a CPMF são desculpas que não se sustentam: o dinheiro da CPMF nem sempre (ou nunca?) chega na saúde, a arrecadação do governo federal tem batido recordes seguidos, o controle e a gestão de gastos públicos deveriam evitar que mais ônus fossem impostos aos contribuintes, e o governo não precisa de CPMF para controlar sonegação. Não aceitamos mais sustentar financeiramente as falhas de gestão dos nossos governantes, não aceitamos que, a cada novo erro, a conta seja cobrada da sociedade civil.

Além disso, nenhum dos governadores eleitos que apoiam a volta da CPMF, muito menos a futura presidente, acenaram com a possibilidade de retorno da CPMF para seus eleitores durante a campanha, caracterizando assim estelionato eleitoral.

Então é hora de dar um basta, e este basta tem que vir da sociedade civil organizada.

Para organizar essa reação, temos uma conta no Twitter: http://twitter.com/CPMFNAO e propomos inicialmente passeatas #CPMFNAO no dia 20/11, sábado, às 11:00 horas (horário de Brasília), por todo o país. Não teremos muito tempo para organizar essas passeatas pacíficas, então a ideia é que voluntários se proponham a organizá-las em suas regiões e a convocação seja feita inicialmente por aqui, pelo Twitter e por outras redes e ferramentas na Internet. Se o movimento ganhar maior projeção, teremos naturalmente outros canais. Na cidade de São Paulo, nos encontraremos no Largo São Francisco, confira as outras cidades confirmadas. O importante é irmos à rua, e não ficarmos apenas reclamando pela Internet.

Seria interessante termos camisetas (para isso precisaríamos de empresas que apoiem o movimento), bandeiras (idem), folhetos (idem) etc. Se não conseguirmos nada disso até lá, vamos às ruas mesmo assim, o importante é a mobilização.

Começamos do chão mas já recebemos apoios importantes no Twitter: "Vamos lá!!!" de @brunocovas em relação às passeatas, RT de @silvioluiz e "Conte comigo" de @junjiabe, além de inúmeras outras manifestações de várias pessoas, como você. Este é um movimento de cidadãos comuns e este blog servirá como um ponto de suporte ao movimento, mais especificamente, pelo menos neste primeiro momento, à organização das passeatas de 20/11. A ideia, portanto, não é discutir por aqui se concordamos ou não com a volta da CPMF: partimos do princípio que somos contra e que a CPMF não deve voltar!

Pode ser que a volta CPMF nem chegue a ser proposta, mas a ideia é manter as passeatas para demonstrar que a sociedade civil e a opinião pública devem ser levadas em consideração pelos políticos no Brasil, e que queremos participar de outras decisões que digam respeito ao nosso futuro. Ou seja, deixar claro que os políticos brasileiros não podem simplesmente fazer o que der na cabeça deles, pois estaremos sempre a postos para sair às ruas e protestar, quando as decisões não nos parecerem sensatas e aceitáveis. Pode parecer utópico, mas quem sabe assim criamos uma centelha para uma participação política de rua no país, e as passeatas comecem a crescer daqui por diante.

É importante registrar que outros movimentos têm se organizado em reação à CPMF, nestes últimos 2 dias, com destaque para o Abaixo-Assinado Manifesto Popular contra a volta da CPMF ou Tributo Similar. Procuraremos manter contato com todos esses movimentos e concentrar os esforços, mas o objetivo principal deste blog, pelo neste momento, é servir de apoio à organização das passeatas em 20/11. Portanto, quem tiver alguma contribuição a dar às passeatas, manifeste-se!

20 comentários:

  1. Amigos,
    Precisamos ter pessoas conscientes e engajadas que reivindicam o que lhes é de direito.
    Precisamos formar OPOSIÇÃO FORTE e coesa que saia às ruas para impedir desgovernos do novo governo. Precisamos nos organizar.
    Nos outros países democráticos do mundo, as pessoas saem às ruas para fazer valer seus direitos e mostrar seu descontentamento com medidas tomadas ou impostas por seus dirigentes.
    Não pode ser diferente aqui no Brasil. Temos de mudar de cara, temos de dizer "Não, isto não estamos de acordo, isto não queremos!"

    ResponderExcluir
  2. Apóio este movimento, que deve se manter apartidário ainda que tratando de um tema da esfera política. Acho importante que fique bastante destacado que posicionar-se contra a volta da CPMF ou tributo similar não significa crítica à nova presidenta eleita. Infelizmente esta confusão tem sido feita no Twitter, onde remanescentes das campanhas de Dilma e de Serra digladiam-se em tom de defesas e acusações acerca no tema CPMF.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estamos mobilizando algo em Guarulhos/SP.
    Quanto ao logo criei um para ajudar, voce pode ver nesse site http://www.twitpic.com/34mhoi se quiser usar eu envio para vocês.

    abraço e vamos conversandoo
    Erick Watanabe
    ericktmw@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Erick, quanto ao logo prefiro que outras pessoas opinem. Guarulhos então está com você, vá nos informando onde as pessoas devem se encontrar que divulgaremos.

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos, estamos com um movimento similar no Facebook :

    http://www.causes.com/causes/544467-cpmf-eu-n-o-aprovo?recruiter_id=142085628

    Vamos todos nos unir e realizar manifestações concretas contra a aprovação deste imposto. Isto pode ser o ponto de partida para a criação de uma supervisão ativa e permanente do povo aos atos do governo.

    Divulguei o link deste blog em nossa causa. Por favor cadastrem-se na nossa causa e divulguem no corpo desta as datas e locais das passeatas / manifestações para que participemos juntos.

    Saudações.
    Jorg B jorge ( @realjbj )
    http://jbjorge.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Jorg, por enquanto marcamos as passeatas para 20/11 11 horas e estamos tentando organizá-las no máximo de locais possíveis. Precisamos no momento de pessoas indiquem locais de encontros nas cidades e possam coordenar, mesmo que muito de leve, as passeatas em suas cidades. E, também, ideias para produzirmos folhetos, bandeiras, camisetas etc.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo iniciativa.

    Mas como ficam os assinantes do site
    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7410

    que já tem 6787 assinaturas? Podem assinar esse manifesto também?

    ResponderExcluir
  8. Citamos o manifesto na Apresentação, Nardelli, estamos inclusive tentando entrar em contato com quem o organizou. Aqui estamos organizando a princípio as passeatas para 20/11. Se tivermos 6.787 pessoas nas ruas já será uma vitória!

    ResponderExcluir
  9. Já assinei o manifesto, e pretendo ir à passeata.

    ResponderExcluir
  10. Apoio, só que eutenho um blog que tbm trata desse assunto, e deoutros tabém gostaria de permissaõ para publicar no meu blog que tem uma visibilidade maior e para comoção em todo o país.

    ResponderExcluir
  11. Se quiser dá uma olhada no meu blog que tem muita gente no nordeste e sul do país que o acompanha.
    www.patriaverdade.blogspot.com se me responderes eu publico agora essa passeata.

    ResponderExcluir
  12. Se nos unirmos vamos combater qualquer imposto,pois estamos cansados de pagar impostos.

    ResponderExcluir
  13. AMIGOS
    A BANDIDA E GUERRILHEIRA DILMA JÁ CHEGOU COM A GARGANTA PROFUNDA E ACHA POUCO OQUE ESSES CANALHAS ESTAO ROUBANDO O POVO A OITO ANOS ISSO É BEM FEITO POVO BURRO CONFORME DECLARROU O CACHACEIRO E ISSO QUE MERECE CANGALHA NELES

    ResponderExcluir
  14. EU GOSTARIA MUITO DE SABER ONDE ANDAM OS CARAS PINTADAS ONDE SE ESCONDERAM SERA QUE ESTÃO NO MESMO BURACO ONDE ESTAO ESCONDIDOS OS NOSSOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS QUE ESSES LADROES FAZEM OQUE QUEREM E NINGUEM FAZ NADA. OU VOCES ESTAO APOIANDO OS LADROES, PROCUREM VER QUEM FOI O CANDIDATO A PRESIDENTE MAIS VOTADOS NOS PRESIDIOS, ACORDEM CARAS PINTADAS ACORDEM MILITARES OU SERA QUE O POVO VAI TER QUE FAZER UMA GUERRA CIVIL, FOI ESSE O OBJETIVO DO DESARMAMENTO?????? DEIXAR O POVO SEM TER COMO LUTAR !!!!!!!! A SIM, AGORA EU ENTENDI A FINALIDADE DO DESARMAMENTO......

    ResponderExcluir
  15. Silas, pode publicar no seu blog, obrigado. Vilarinho, podemos pintar as nossas caras também no dia 20/11 contra a CPMF.

    ResponderExcluir
  16. Maravilhosa iniciativa esta.Quero participar da passeata dia 20.Alguém pode me informar o local de concentração da passeata em Campo Grande/MS?

    ResponderExcluir
  17. Eneida, ainda não temos local em Campo Grande, mas até amanhã deve estar confirmado.

    ResponderExcluir
  18. Aqui no Rio falta leitos de hospital e tem gente morrendo por isso, e vão implodir um hospital para alegar que precisam de verba, vejam materias http://www.revistaamigosweb.com/index_3/t_hospitamal.shtml
    e já tem até uma segunda parte em:
    http://www.revistaamigosweb.com/index_3/t_hospitamal2.shtml
    e ainda tem matéria sobre o assunto em :
    http://www.revistaamigosweb.com/index_1/t_editorial.shtml
    Se ficarmos quietos eles vão deitar e rolar basta 0,5% de nossas reservas para tirar a saúde do lodo.

    ResponderExcluir