quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Tweets de Serra sobre a CPMF

Nesta quarta-feira à noite, 26/01, José Serra tuitou 2 vezes sobre a volta da CPMF:

23:02 Face à armadilha que o governo Lula-Dilma criou, o governo Dilma vai tentar recriar a CPMF e aumentar muito os impostos às importações.

23:04 O pretexto para recriar a CPMF vai ser o anúncio da redução da contribuição das empresas ao INSS.

Como ele possui mais de 600.000 seguidores, o tema fervilho no Twitter nesta noite e início de madrugada.

Pelo que já foi calculado até agora, a perda de arrecadação com a redução da contribuição das empresas ao INSS será bem menor (aproximadamente 25%) do que o valor previsto para ser arrecadado com a volta da CPMF. Então, a compensação não parece ser nada justa.

Além disso, é importante lembrar que o valor perdido pelo governo com o fim da CPMF foi imediatamente compensado pelo aumento do IOF sobre algumas operações financeiras. Ou seja, se o discurso antes das eleições era de redução da carga tributária, não faz sentido compensar a redução da contribuição das empresas ao INSS com o quádruplo de arrecadação com um imposto que não foi sequer comentado durante a campanha eleitoral. Já discutimos esses e outros argumentos contra a volta da CPMF por aqui no final de 2010 e mais recentemente por aqui.

Portanto, mesmo com uma suposta compensação do INSS, o objetivo do movimento #CPMFNAO continua firme como antes: impedir o retorno da CPMF. E esperamos que José Serra se envolva nesta batalha - o convite já foi feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário